terça-feira, 1 de setembro de 2009

Desenvolvedores web famosos são um desastre no iPhone

Semana passada Joe Hewitt do Facebook reclamou do processo de liberação da App Store do iPhone, esta semana foi a vez do Joe Stump, desenvolvedor do Digg, reclamar.

Joe Hewitt: Innocent Until Proven Guilty
Joe Stump: Pass the Lubricant as Were Getting Fucked by Apple Too

Vamos ver o que Hewitt tem a dizer:
A verdade é esta: a Apple não tem os meios para executar a garantia de qualidade completa de qualquer aplicativo. Isto é para o desenvolvedor. Temos os nossos próprios gerentes de produtos e testadores de garantia de qualidade, e estamos sujeitos aos nossos usuários e aos tribunais se fizermos algo ruim ou estúpido. A Apple pode pegar alguns bugs superficiais no processo de revisão, mas vamos encarar isso de frente, o que estão procurando realmente não são bugs, mas as violações dos termos de serviço. Isso tudo é para advogados, e não sobre qualidade, e isso mostra que o modelo do sistema de justiça da Apple, é culpado até que se prove o contrário. Eles não confiam em nós, e eu me ressinto disso, porque nós na grande maioria somos confiáveis.
Agora o Stump:
Alguns meses atrás nós lançamos Chess Wars, que permite que você jogue seus amigos do Facebook através do Connect em seu iPhone. Quando foi lançado, encontramos alguns erros críticos que nem nós nem a Apple achamos que impediram os novos usuários de jogar. Whoops. Nós lançamos a versão 1.1 algumas semanas depois, apenas para descobrir que havia problemas para outros novos usuários. Mais uma vez nada disto foi detectado por nós ou pela Apple. Como dizem, problemas acontecem. Nós rapidamente preparamos uma versão que apresentamos à Apple cerca de 6 semanas atrás.
É isso mesmo, ambos distribuíram aplicações com erros e culpam a Apple por isso.

Como já disse os dois são famosos desenvolvedores Web, quando você desenvolve uma aplicação Web entrega cedo e submete correções conforme os usuários vão utilizando a aplicação, isso é possível pois a atualização da aplicação é feita em um único ponto, o servidor.

Esses senhores resolveram desenvolver para o iPhone, onde o processo de entrega não está sob o controle deles e a atualização é feita em múltiplos pontos, mas não mudaram de mentalidade. O resultado é que ambos entregaram suas aplicações, mas com vários problemas, o que inviabilizou sua aprovação no caso do Hewitt e no caso do Stump ela foi aprovada, mas os usuários não conseguiram utiliza-la.

O processo de aprovação da Apple tem defeitos, isso todo mundo sabe inclusive as duas celebridades, que não se importaram com isso, poderiam ter feito aplicações de melhor qualidade mas resolveram botar a culpa na Apple. Hewitt propôs que a Apple abolisse o processo de aprovação, já Stump em seu post mal educado revelou que tentou usar de sua influência para conseguir atalhos na App Store.

Meu conselho para os dois é que um pouco de humildade não faz mal a ninguém e aprender com seus erros não é demérito, ao contrário, é prova de maturidade.

Agora, se continuarem achando que a Apple está errada por que não tentam o Android Market? Lá não existe processo de aprovação, como também não existem compradores de aplicações. Acho que isso não é mera coincidência.

Larva Labs: Android Market Sales, Are Those Tears or is it Raining in Here?

Nenhum comentário:

Postar um comentário