quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Lose/Lose: Se você ganhar vai perder.

Um artigo no Appleinsider me chamou a atenção para um jogo para Mac chamado Lose/Lose.
Appleinsider: 'Art project' video game attacks Apple Mac machines

O jogo parece com o clássico Space Invaders mas com uma peculiaridade, cada alienígena que aparece na tela está relacionado a um arquivo no seu HD, se você o mata o arquivo correspondente é apagado, se a sua nave for destruída o próprio arquivo do jogo é apagado.

Como o jogo é um projeto artístico na tela de entrada ele avisa que seus arquivos serão apagados, a partir daí é por sua conta e risco.

Lógico que as empresas de segurança o estão classificando como malware, e não vejo motivos para que não o façam.


Para quem está curioso veja o vídeo abaixo.


lose/lose from zach gage on Vimeo.

Fui visitar o site do jogo e o autor levanta vários pontos interessantes que podem ser estendidos ao jogos de tiro em geral.
Se os alienígenas me tocarem eu perco o jogo, mata-los dá pontos, mas eles nunca atiram. Será o jogador um agressor?
Qual o objetivo do jogo?
Será que o jogador está somente de passagem por uma terra perigosa?
Será que por possuirmos uma arma e formos recompensados por seu uso devemos utiliza-la?

Uma questão importante é levantada em relação à nossa vida digital.
Será que nossos ativos digitais são tão importantes quanto os físicos?

Na minha opinião o que o jogo mostra é que muitas vezes para vencer é melhor não jogar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário