segunda-feira, 22 de junho de 2009

Falta de informação é pior que DRM

O uso de DRM (Digital Rights Management) é um tópico controverso, enquanto é uma garantia para o detentor do direito intelectual que sua obra não vai ser copiada indiscriminadamente pode ser uma fonte de problemas para os usuários. Vejam só este exemplo com o Amazon Kindle.

Um cliente da Amazon fez um upgrade do SO do seu iPhone e do seu iPod Touch, quando foi sincronizar seus livros para esses dispositivos descobriu que alguns não podiam ser sincronizados. Telefonou para a Amazon e descobriu o seguinte:
  • É possível fazer o download de um livro para um dispositivo ilimitadas vezes;
  • Um livro pode estar em vários dispositivos diferentes;
  • O número de dispositivos que podem receber a cópia do livro é determinado pelo editor.
Até aí tudo bem, mas agora vem o problema, não existe em nenhum lugar qual a limitação de número de dispositivos para um livro, a própria Amazon considera isso uma falha que necessita correção.

Mas o pior de tudo é que aparentemente ninguém na Amazon sabia como funcionava esse esquema de DRM, o pobre cliente teve que ficar pendurado no telefone conversando com várias pessoas até ter uma resposta definitiva.

Nada contra DRM, mas seria bom que os consumidores soubessem o que estão comprando.

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