terça-feira, 23 de junho de 2009

Wikimapa: Cobrindo as deficiências do Google Maps

O Google Maps é uma das melhores aplicações Web que já vi, é só você entrar com um endereço e lhe é apresentado um mapa da região e além disso, se esse endereço for uma empresa ou alguma organização isso é indicado.

Agora tente entrar com um endereço não oficial no Google Maps, por exemplo, uma rua de uma favela. Você não obterá nada já que somente endereços cadastrados e reconhecidos pela administração pública são indicados. Isso acontecia até há pouco tempo, mas a partir do final de maio já temos uma solução para isso, o Wikimapa.

Wikimapa é uma iniciativa da ONG Comunitas que também é responsável pelo Rede Jovem, para diminuir a falta de inclusão geográfica das comunidades menos favorecidas. A idéia é que os próprios membros das comunidades mapeiem as ruas e pontos de interesse através de telefones celulares dotados de GPS, camara fotográfica e sistema operacional Symbiam e Java. Todo o mapeamento é feito com o uso de um software próprio disponível no site de projeto. Qualquer um pode com o uso de um browser incluir locais no mapa, já para realizar o mapeamento de ruas é necessário o celular com GPS e a aplicação.

Nesta fase inicial o Wikimapa está focando em 5 comunidades do Rio de Janeiro, em cada uma existe um jovem morador com um celular Nokia N95 que está fazendo o mapeamento das ruas e pontos de interesse da comunidade. De forma independente já estão sendo feitos mapeamentos também nos estados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo e no Distrito Federal.

Para saber mais sobre o projeto visite seu site, leia o blog e se quiser colaborar faça download do software e bom mapeamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário