sexta-feira, 26 de junho de 2009

Sugar, fazendo o computador acessível para as crianças

Cada vez mais os computadores estão no dia-a-dia das pessoas, sendo assim é natural que as crianças logo após serem alfabetizadas começem a usar computadores. Mas crianças tem necessidades diferentes de adultos e a maioria dos Sistemas Operacionais existentes foram criados para o uso de adultos, tanto que a palavra mais usada associada a eles é produtividade. Crianças não tem que aprender a ser produtivas, antes de tudo elas tem que aprender a usar um computador, aprender a usar informação, aprender a compartilhar e sobretudo brincar.

Foi pensando nisso que o projeto One Laptop Per Children (OLPC) desenvolveu o ambiente gráfico Sugar, tendo em vista as necessidades infantis. O Sugar acabou se separando do OLPC em maio de 2008 e agora é mantido pela entidade Sugar Labs.
O Sugar como um sistema para crianças acabou abandonando a metáfora do desktop, ao invés disso as crianças trabalham com uma atividade de cada vez, outra diferença do Sugar é que em uma rede de computadores Sugar é possível trabalhar colaborativamente em muitas tarefas, desde navegar a Internet até escrever textos e desenhos. Outro ponto interessante do Sugar é sua arquitetura de segurança chamada Bitfrost, já que o sistema foi desenhado do zero e abandonando conceitos já enraizados foram desenvolvidos dispositivos de segurança para proteger as crianças ao mesmo tempo que não interfiram no uso do computador.

Esta semana o Sugar Labs liberou a nova versão do Sugar para ser instalada e iniciada a partir de um USB drive, com isso qualquer computador pode executar o Sugar desde que consiga iniciar um SO a partir da porta USB. Agora as crianças podem levar seu ambiente computacional para todo o lado.

Para saber mais:
Sugar Labs

Nenhum comentário:

Postar um comentário