domingo, 9 de agosto de 2009

Google Empresarial

O Google lançou nos EUA uma campanha publicitária para aumentar o uso do Google Apps nas empresas. Eu particularmente acho uma ótima solução para pequenas e médias empresas, mas para as grandes vejo alguns pontos que deveriam ser sanados antes.

Segurança

Cada vez mais as empresas estão terceirizando serviços de TI, mas ainda existe resistência no caso de aplicações na nuvem, depois da invasão dos e-mails e docs do Twitter o Google esse aspecto deve ser o primeiro a ser lançado contra o Google Apps. O Google deve mostrar ferramentas de segurança muito eficazes para anular esses comentários.

ERP

Os ERPs e outros pacotes geralmente usam o Excel como grid para a entrada de dados e gerador de relatórios, para a substituição do MS Office pelos correspondentes no Google Docs deveria ser trabalhado essa integração pelo menos com a SAP e a Oracle.

Macros do Office

Existe o famoso Excel Empresarial, planilhas que são verdadeiros sistemas, desconheço se existe alguma ferramenta para a migração dessas planilhas para o Apps. Uma solução é deixar alguns usuários com o MS Office, mas deixar alguns leva a outros pedirem e isso pode ser uma bola de neve nos custos de licenças.

Resistência das Pessoas

Por mais que as pessoas digam que aceitam as mudanças ninguém gosta de sair de sua zona de conforto, o modo de quebrar essa resistência não é divulgar uma mudança tecnológica, mas sim uma mudança no fluxo de trabalho todo. Talvez assim as pessoas aceitem essa mudança.

Desses pontos o mais difícil de sanar é a resistência das pessoas, os demais são contornáveis, mas quando chegamos no material humano é melhor termos muito cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário