segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Receita para matar o iPhone

John Gruber do Daring Fireball fez uma análise de qual estratégia a Google deveria utilizar para telefones Android suplantarem os iPhones.

Daring Fireball: The Android Opportunity (tradução via Google).

O início da estratégia proposta é a seguinte frase.

Eles (os usuários) não querem um downgrade do iPhone, eles querem um upgrade.

E daí propõe que os telefones com o Android devem igualar o hardware e qualidade do iPhone, e acho que também o design, aliado a uma experiência do usuário igual ou melhor e uma loja de aplicações mais atraente aos desenvolvedores, já que teria menos ou nenhuma restrição em relação às aplicações. Gruber considera que isso pode levar a um custo maior que o iPhone no final, mas lembra que todo esse esforço é necessário para atingir o público que está comprando iPhones.

O problema com essa estratégia de John Gruber é que o modelo de negócios do Android é para um telefone de massas. A Google não está cobrando royalties pelo sistema operacional, o contrato dos fabricantes com a Google é sobre o uso da marca Google, acesso às aplicações Google e ao Android Market. Nesse mercado de vários fabricantes e várias opções de configuração de hardware e software a fragmentação vai estar sempre presente. É um modelo de negócios mais parecido com o Windows Mobile ou o Symbian.

O único fabricante que pode fazer o que Gruber sugere é a Palm com o Web OS e o Pré, mas ele ignora completamente este competidor no artigo. Mas mesmo para a Palm a batalha é difícil, aparentemente o hardware é percebido como inferior ao iPhone e a Palm demorou muito para entregar seu SDK aos desenvolvedores o que levou a uma loja de aplicações fraca.

A batalha ainda não está perdida mas se opções de hardware e software não chegarem a tempo teremos ainda um bom tempo de domínio da Apple nos smartphones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário