sábado, 22 de agosto de 2009

O jogo da maçã

Muitos perguntam qual a razão da Apple só permitir a instalação do OS X em seu próprio hardware. Geralmente que a Apple está perdendo mercado com isso o que é um ponto negativo para seus acionistas. O porquê dessa restrição não posso dizer com certeza, mas tenho algumas idéias dos motivos que quero apresentar.

Primeiro um pouco de história.

No início dos computadores, desde os mainframes, o Sistema Operacional era vendido somente com o hardware, isso só foi quebrado em 1981 com o lançamento do IBM PC, na época a Big Blue decidiu não desenvolver um sistema operacional para esse equipamento, ao invés disso chamou uma pequena empresa chamada Microsoft para isso, dessa parceria surgiu a primeira versão do MS DOS. Quando a IBM abriu a arquitetura do PC deu a oportunidade à Microsoft de expandir esse novo mercado de SOs separados do hardware.

E esse mercado a Microsoft conhece muito bem. Não faltaram tentativas de derruba-la, na época do DOS tivemos o PC DOS da IBM e o DR DOS da Digital Research que passou também pela Caldera e pela Novell. Quanto chegou o Windows novamente a IBM tentou com o OS/2 desenvolvido em conjunto com a própria Microsoft mas que não teve continuidade, depois foi a vez de vários concorrentes, NextStep e Be OS são alguns exemplos.

Nenhum desses Sistemas Operacionais obteve sucesso pois estavam brigando com a Microsoft em um mercado que ela tinha criado e definido as regras do jogo. Um exemplo recente disso é o mercado de netbooks onde a Microsoft recentemente conseguiu substituir o Linux pelo Windows XP.

Por outro lado pouca gente sabe que a Apple já licenciou o Mac OS para outros fabricantes de hardware, Em 1995 a Apple lançou o programa de clones com o objetivo de aumentar a presença de Macs no mercado, quando do lançamento do programa a Apple possuia um market share de 7% com seu hardware, em 1997 quando o programa terminou a fatia de mercado dos Macs ainda era ao redor de 7% e a participação da Apple nesse mercado tinha diminuído. A lição que a Apple deve ter tirado dessa iniciativa é que Macs são produtos de nicho e licencia-los a outros vai comer sua própria fatia de mercado, não expandi-la.

Voltando aos dias de hoje.

Hoje a Apple está conseguindo aumentar sua presença de mercado seguindo o modelo clássico, hardware mais software, licencia-lo para outros fabricantes iria por o produto em rota de colisão com a Microsoft, veja o que aconteceu com IBM, Digital Research, Next, Be e mais recentemente com o Linux nos netbooks. Além disso existe o risco de perder presença de sua marca no mercado, os riscos são muito altos, perder espaço e ser esmagada pela Microsoft no jogo que foi inventado por ela. É melhor jogar pelas suas próprias regras e ir comendo o mercado pelas bordas, ou melhor, por uma só borda, a dos equipamentos premium.

Agora chegamos ao próximo ponto, porque a Apple foca nos equipamentos high-end, não fornece opções mais baratas, a resposta é uma só, margem de lucro, os fabricantes de PCs tem uma margem de lucro muito baixa, entre 2% e 2,5%, nessa faixa ficam Acer e Dell por exemplo, já quem agrega seu próprio software em servidores e serviços tem uma margem um pouco melhor, a HP trabalha com uma margem ao redor de 6,5%. Mas isso não é suficiente para fazer grandes investimentos em desenvolvimento de software e hardware, hoje a Apple trabalha com uma margem de lucro próxima dos 15% já a Microsoft que foca basicamente me software obtém uma margem de 22%.

Outro ponto a destacar é que como o OS X roda em poucas configurações de hardware fica fácil para a Apple garantir a estabilidade e desempenho do sistema, isso em um mercado fragmentado seria quase impossível.

Minha conclusão é que para sobreviver no mercado a Apple deve focar em produtos mais rentáveis, e com isso ganhar espaço aos poucos e de maneira consistente. Abrir se sistema operacional para outros fabricantes não ajudaria sua saúde financeira.

E o futuro?

Talvez se o mercado evoluir para um cenário em que a Microsoft esteja com sua posição enfraquecida, e algum outro concorrente como o Linux ganhe mercado e que a fatia de mercado da Apple seja estável ela pode decidir licenciar seu sistema operacional para outros.
Mas esse cenário futuro é só especulação, por enquanto a Apple deve permanecer dando as cartas no jogo de soluções integradas de hardware e software que ela conhece e domina como ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário