O que vai acima é uma descrição da indústria de telefonia móvel antes do iPhone. Deve ser por isso que a Apple hoje é considerada maléfica.
- As operadoras mandavam na indústria com mão de ferro
- Os fabricantes de telefones cediam a tudo para acessar as redes das operadoras
- As operadoras ditavam o design, funcionalidades, aplicativos, preços, marketing, publicidade e marcas dos telefones
- Os telefones eram iscas baratas e descartáveis para os contratos de serviço das operadoras
- Não havia divisão de receita entre fabricantes e operadoras
- Não havia a noção das redes de telefonia tão cedo se tornarem canos burros
- Planos de dados padrão, acessíveis e ilimitados eram inéditos
- Um aparelho que levasse as pessoas a mudar de operadora aos milhões era um sonho impossível
- Dispositivos móveis eram telefones somente, não úteis computadores de mão
- Mesmos os smartphones não tinham integração com WiFi transparente
- Sem o Visual Voice Mail, mensagens de voz não podiam ser administrada de maneira não linear
- Não existiam lojas de aplicações no telefone de propriedade e operadas somente pelo fabricante
- Uma loja de aplicações no telefone com 65.000 títulos e com aproximadamente 2 milhões de downloads não estava na tela de radar de ninguém
- A estratégia de aplicações de baixo custo, alto volume e divisão de receitas 70/30 não existia
- Transações robustas de um clique dentro da aplicação não eram conhecidas
- Não existia um mercado para aplicações móveis eficiente, de grande escala, consistente, e lucrativos tanto para grandes quanto pequenos desenvolvedores
- O foco dos telefones eram botões, teclas, joysticks, controles deslizantes ... qualquer coisa, menos a tela
- Telefones não vinham com grandes telas de 3,5"
- Uma interface com o usuário, baseada em gestos, pervasiva e multitouch era ficção científica
- Teclados virtuais utilizáveis com múltiplas linguagens e multitouch em telefones não existiam
- Sensores integrados como acelerômetros e de proximidade não tinham lugar em telefones
- Telefones nunca competiriam em jogos/3D com consoles portáteis dedicados
- Tocadores de audio e vídeo da qualidade de um iPod não existiam em celulares
- Nenhum telefone oferecia uma experiência de navegação na Web como um desktop
- Telefones e SDKs sofisticadas eram incompatíveis.
Counternotions: Before Apple introduced the iPhone...
Vale a pena ler todo o artigo.
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